Zeugma
Zeugma é uma figura de linguagem usada para omitir termos na oração com o intuito de evitar a repetição desnecessária de alguns termos, por exemplo:
Maria gosta de ler; Paulo, de escrever.
Nessa frase, o verbo gostar foi omitido na segunda parte: Maria gosta de ler; Paulo gosta de escrever.
A zeugma é classificada como uma figura de sintaxe ou de construção, porque ela interfere na construção sintática das frases.
Remover anúncios
Exemplos de zeugma“O colégio compareceu fardado; a diretoria, de casaca.” (Raul Pompeia)“Um deles queria saber dos meus estudos; outro, se trazia coleção de selos.” (José Lins do Rego).“A vida é um grande jogo e o destino, um parceiro temível.” (Érico Veríssimo)“Pensaremos em cada menina/que vivia naquela janela;/uma que se chamava Arabela,/outra que se chamou Carolina.” (Cecília Meireles)“O meu pai era paulista/Meu avô, pernambucano/O meu bisavô, mineiro/Meu tataravô, baiano.” (Chico Buarque)Tirei 9 na prova; meu amigo, 10!Eu levo os salgados; a Ana, os doces; o João, as bebidas.Encontrei algumas folhas; minhas amigas, alguns lápis e canetas.Diferença entre zeugma e elipse
A zeugma, tal qual a elipse, é uma figura de sintaxe. Ela é considerada um tipo de elipse.
A diferença entre a zeugma e a elipse é a forma como os termos omitidos são identificados.
Na zeugma, o termo omitido na frase já foi expresso anteriormente, enquanto na elipse, os termos omitidos são identificados pelo contexto.
Exemplo de zeugma: Joaquim comprou duas calças; eu, uma. (omissão do verbo no segundo período: comprei).Exemplo de elipse: Ficamos ansiosos com o resultado. (omissão do pronome nós: Nós ficamos ansiosos com o resultado.)
Quando a zeugma é empregada, o uso da vírgula, do ponto e vírgula ou do ponto final é obrigatório, por exemplo:
Eu prefiro doces; ele, salgados (omissão do verbo preferir)Uma loja tem dez livros disponíveis; a outra, um. (omissão do verbo ter)Elas escolheram praia; eles, montanha (omissão do verbo escolher)
Comentários
Postar um comentário